sexta-feira, 30 de março de 2012

HIERARQUIA DAS ASSEMBLEIA DE DEUS.

HIERARQUIA NAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS

Liderança e Funções

Hierarquia
As Assembléias não tem uma centralização humana em um líder carismático ou não, a identificação se dá pela unidade e concordância em torno das doutrinas e ensinamentos constantes na Bíblia.
PASTOR:
Homem ungido por Deus para apascentar o rebanho (igreja).
PASTOR-PRESIDENTE: Pastor Líder Pastoral e Presidente Administrativo de uma Igreja-Sede de um Ministério ou Campo com uma Sede e diversos Setores (Áreas). (Tem também o PASTOR VICE-PRESIDENTE)
PASTOR SETORIAL: Pastor Líder responsável por um Setor (Área) composto por uma igreja sede e diversas igrejas ou congregações afiliadas.
PASTOR LÍDER: Pastor à frente de um Ministério, Campo, Setor ou Igreja. (Veja: PASTOR-PRESIDENTE, PASTOR SETORIAL).
PASTOR VICE-LÍDER: (Veja: CO-PASTOR).
CO-PASTOR: Vice-Líder de um Campo, Setor ou Igreja.
PASTOR-AUXILIAR: Cuida de variados ministérios da igreja-sede e pode dirigir congregações.
EVANGELISTA: Homem, conforme o próprio nome indica, responsável pela evangelização do campo ou área afeta à igreja local. Tem atribuição básica de divulgar a mensagem. Sua função é parte do ministério da igreja. Tem voto como pastor nas assembléias de convenção.
Obs.: Existem alguns evangelistas que se auto-denominam "Missionários", "Missionários Urbanos", "Evangelistas Itinerantes".
PRESBÍTERO: É o auxiliar direto do Pastor, em alguns casos. Na falta do Pastor, o presbítero pode assumir a direção da igreja local (congregação). Mediante autorização do pastor-presidente, pode exercer funções pastorais como pregar e realizar batismos e ceias. Em geral, realizam estes trabalhos em congregações.



MISSIONÁRIO: Enviado/Comissionado por uma Igreja Local para evangelizar em outro local (Interior do Estado, do País, ou no Exterior).
DIRIGENTE: Pastor, Evangelista ou Presbítero com a responsabilidade de dirigir uma Igreja ou congregação subordinada à Liderança da Igreja sede.
DIÁCONO: Tem funções operacionais, cuidando da parte material da igreja e de serviços como o preparo e a distribuição da Ceia do Senhor, organização, segurança e portaria, arrumação, ordem nos cultos, obras, recolhimento das Ofertas e Dízimos, recepção aos visitantes, ...
COOPERADOR: (Auxiliares de Trabalho) Pode ter cargos ou administrar informalmente alguma área, como louvor, visitação, secretaria, guarda das ofertas, porteiro, etc. Também auxiliam nos diversos nos diversos trabalhos da Igreja como: portaria, secretaria, tesouraria, manutenção, etc.
OBREIRO: (Veja: PRESBÍTERO, DIÁCONO, COOPERADOR).
SUPERINTENDENTE: Responsável pela Escola Dominical.
PROFESSOR: Professor de Classes de Escola Dominical (Adultos, Jovens, Adolescentes, Crianças, Discipulado, Obreiros).
COORDENADOR: (Veja: LÍDER).
LÍDER: (COORDENADOR) Dirigentes de Departamentos (Círculo de Oração, Mocidade, Adolescentes, Infantil, Evangelismo, Coral, Banda, Louvor, ...).
MEMBRO: (CRENTES ou IRMÃOS) Compõem o corpo da igreja. As pessoas tornam-se membros da Igreja Espiritual pela experiência da salvação (arrependimento e aceitação de Jesus Cristo). Entretanto, tornam-se membros da igreja local, através do batismo em água e, se vierem de outra igreja, por Carta de Transferência ou por Aclamação.
CATECÚMENO: Membro novo em vias de preparação para o Batismo nas Águas.

Outros: Maestro, Zelador, Instrumentista (Músico), Cantor, Secretário, Tesoureiro, ...


Obs: Não são usados nomes hoje atribuídos a lideranças em outras denominações, tais como: Apóstolo, Bispo, Ancião, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário